crossorigin="anonymous"> Grupos banidos do WhatsApp? - Canal Tec Andrade

Grupos banidos do WhatsApp?

Relatórios dizem que o WhatsApp está proibindo grupos com um nome suspeito.

Segundo notícia do WABetaInfo, relatórios reportam bans de grupos com nomes suspeitos.

Nessas semanas, estamos recebendo muitos relatórios de usuários que foram banidos do WhatsApp. Depois de investigar, parece que eles têm um motivo comum: o WhatsApp proibiu esses usuários de usar o WhatsApp porque eles estavam em um grupo que tinha, como sujeito do grupo, um nome malicioso.

O primeiro relatório foi encontrado no Reddit, onde o usuário Mowe11 publicou um post sobre sua proibição do WhatsApp.
Ele explicou que um cara que participava do grupo mudou o nome do grupo da universidade para algo ilegal, determinando a proibição para todo o grupo. Ele também confirmou que todos os membros foram banidos e que foi a terceira vez que um usuário fez isso.

Outro usuário do Reddit, Francisco Alfaro, estava em um grupo de sua escola, com cerca de 100 participantes. Quando ele acordou, todos os membros foram misteriosamente banidos sem motivo aparente.

Outro relatório do PiTiXX, que diz que ele foi proibido de usar o WhatsApp porque seu amigo mudou o assunto do grupo usando o mesmo nome malicioso, e todas as contas foram suspensas.

Quando esses usuários tentaram acessar o WhatsApp, eles receberam uma resposta automática, explicando que foram proibidos de violar seus Termos de Serviço e que não responderão novamente. Portanto, nesse caso, alguém que foi banido indevidamente não pode fazer nada e não pode receber a assistência do WhatsApp. As pessoas são forçadas a alterar seu número de telefone, perdendo seu histórico de bate-papo.

Não sei exatamente por que isso acontece (porque é do lado do servidor, para que os usuários não possam saber como o WhatsApp detecta um usuário que deve ser banido, que certamente inclui um processo automático), mas parece que afeta grupos antigos ou grupos com um muitos participantes, com um assunto de grupo malicioso.

Provavelmente, esta é a única maneira que o WhatsApp pode usar para detectar grupos maliciosos, visto que bate-papos e chamadas são criptografadas de ponta a ponta e eles não podem ver o conteúdo do grupo, por isso veem seus metadados (criação da data do grupo, assunto do grupo, descrição do grupo etc.), mas é uma solução eficiente? Um usuário pode alterar o assunto do grupo universitário apenas por diversão ou porque deseja que todos sejam banidos. Em nossa opinião, o assunto do grupo nem sempre reflete o conteúdo do grupo.

Responder