Você está tentando usar o seu Instagram, mas não está conseguindo entrar ou atualizar o feed?
Quando isso acontece, é possível que ele tenha parado para todo mundo ou só para você. Então, como descobrir se o Instagram parou de funcionar somente no seu celular ou se ele está fora do ar?
Por que o Instagram parou de funcionar?
Apesar de não ser uma rede social tão nova assim (o aplicativo foi criado em 2010), ainda existem alguns bugs que fazem com que, às vezes, ninguém consiga acessá-lo por minutos ou mesmo horas. Geralmente, isso acontece em alguma atualização automática feita pelo próprio Insta.
Para saber se a falha é geral, basta perguntar aos seus amigos ou familiares se eles também não estão conseguindo entrar ou atualizar o feed do app. Nesse tipo de situação, não há muito o que se fazer a não ser esperar a equipe do Instagram resolver o erro.
Além disso, vale prestar atenção se o Facebook caiu também, caso a resposta seja positiva, as hipóteses de uma falha geral são ainda maiores.
Porém, se ele estiver funcionando normalmente para outras pessoas, provavelmente o problema está nas configurações do seu aparelho. Mas isso é possível resolver! Porém, antes de tudo, verifique se o seu celular está conectado a uma rede Wi-Fi ou então se o seu plano de celular ainda tem franquia disponível.
Se você possui um plano pré-pago, os seus créditos podem ter acabado. Se o problema for na internet e estiver acontecendo frequentemente, vale a pena trocar seu plano de celular por um com melhor qualidade ou com mais gigas.
O Instagram parou só para mim. O que fazer?
Se você já estiver logado na sua conta, mas o Instagram está travando ou apresenta a mensagem “O Instagram parou”, confira as dicas que podem te ajudar a resolver o problema. Elas vale para todo tipo de sistema operacional.
- Desligue e ligue o seu aparelho
Essa é a dica mais óbvia, mas também a mais simples e pode funcionar!
Para isso, geralmente, é só segurar o botão de Desligar por uns segundos até que a tela se apague. Aguarde o reinício do sistema e tente entrar de novo no app.
- Limpe o cache do Instagram
O cache é, basicamente, os dados que fazem o Instagram iniciar mais rápido no seu aparelho quando você o abre.
Apesar de isso ser uma facilidade, é comum que alguns aplicativos acabem falhando depois de certo tempo justamente por conta do cache. É como se o app estivesse muito pesado e seu celular não suportasse.
Se o seu celular é Android, para limpar os dados do seu Instagram, você deve:
Entrar em ”Configurações”;
Em seguida, vá em ”Aplicativos” e encontre o Instagram;
Clique em ”Armazenamento”;
Aperte para ”Limpar cache” e, depois, ”Limpar dados”.
Lembre-se: uma vez que você apaga todos os dados de um aplicativo, é preciso inserir novamente o seu usuário e senha para entrar.
Leia também: Rede móvel indisponível? Saiba o que fazer para o seu celular voltar a funcionar!
- Desinstale e instale novamente o aplicativo
No caso do iPhone, não é possível limpar os dados do Instagram sem apagar o aplicativo por completo. Porém, basta que você reinstale o app depois. Para isso:
Entre em “Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone”;
Encontre o Instagram e selecione;
Clique em “Apagar App”.
Você pode tentar também, na mesma tela, apenas “Desinstalar App”. Porém, é melhor já eliminar a possibilidade de ele continuar não funcionar direito apagando os dados também.
Não se esqueça que, assim que os dados forem excluídos, será necessário digitar o seu usuário e senha novamente para acessar o Instagram.
Quem tem um aparelho Android e quer desinstalar o Instagram para tentar solucionar o problema:
Abra a Play Store;
Acesse o menu à esquerda e clique em Meus apps e jogos;
Encontre o Instagram e selecione Desinstalar.
Assim que a operação for concluída, é só instalar o aplicativo de novo.
- Atualize o app do Instagram
É comum que, após o desenvolvedor de um aplicativo lançar uma atualização, as versões mais antigas parem de funcionar. Até porque, geralmente, as atualizações chegam para corrigir falhas do próprio app.
Por isso, é fundamental verificar se a versão do Instagram que você está tentando entrar ou usar e não consegue é a mais atualizada.
Para identificar essa informação, basta entrar na App Store (iPhone) ou na Play Store (Android), digitar Instagram no campo de busca e ver se aparece “Abrir” ou “Atualizar”. Se você precisar atualizar o Instagram, pode ser que ele volte a funcionar depois disso!
Contudo, o mais indicado é que você deixe as atualizações para serem feitas automaticamente. Isso permite que você evite esse tipo de problemas não só com o Instagram, mas com qualquer outro app que pare de funcionar porque está desatualizado.
Passo a passo para atualizar o app no iPhone:
Vá nos “Ajustes” e encontre iTunes e App Store;
Então, basta ativar a opção “Atualizações” e desativar “Usar Dados Celulares” (para evitar que a sua franquia acabe). Dessa forma, os aplicativos serão atualizados automaticamente sempre que estiverem disponíveis e você estiver conectado à uma rede Wi-Fi.
Passo a passo para atualizar o aplicativo no Android:
Entre na Play Store e, no menu à esquerda, acesse as “Configurações”;
Escolha “Atualizar apps automaticamente”, mas apenas quando você estiver conectado em uma rede Wi-Fi para não acabar com os seus dados móveis.
- Dica bônus para Android
Quem tem um aparelho com sistema operacional Android pode contar com mais uma dica para tentar resolver o problema se o Instagram parou.
Isso porque o Android possui um componente que se chama Android System WebView, que é o responsável por permitir que os aplicativos como o Instagram possam mostrar conteúdos que vêm da internet.
Algo que pode ajudar o app a funcionar novamente é desinstalar a atualização desse componente:
Entre em “Configurações” e, em seguida, em “Apps” (ou Aplicativos);
Encontre o “Android System WebView”, marque para “Desinstalar atualizações” e confirme;
Reinicie o seu celular e pronto!
Não consigo entrar no Intagram
Se você não estiver conseguindo acessar, ou seja, fazer o login, no Instagram, existem dois motivos possíveis:
A sua conta foi desativada por violar os termos de uso do app
Isso acontece quando alguém te denuncia ou quando o Instagram identifica que você fez alguma ação imprópria, como postar fotos com nudez ou sem direitos autorais.
Nesse caso, será necessário criar uma nova conta, pois o Instagram é bastante rígido com essas coisas. Para evitar que isso ocorra novamente leia atentamente os termos de uso antes de postar uma imagem!
A senha está incorreta ou você esqueceu a senha
Para resolver esse problema, basta clicar em “Esqueceu a senha?” na tela de login. Para quem estiver tendo problemas com o e-mail, é possível realizar a verificação da sua conta através do Facebook:
Na tela de login do aplicativo, clique em “Obtenha ajuda para entrar”, localizada abaixo do botão Entrar;
Clique em “Entrar com o Facebook”;
Depois disso, você vai poder criar uma nova senha.
Confirme ao digitá-la novamente e clique no botão azul no canto superior direito da tela para concluir.
Nada disso funcionou. Como entrar em contato com o Instagram?
Caso nenhuma dessas dicas tenha resolvido o seu problema, é necessário entrar em contato com a equipe do Instagram.
Se você tiver conseguido entrar na sua conta, mas o problema está acontecendo frequentemente, você pode:
Abrir o seu perfil, clicar nos três tracinhos no canto superior esquerdo e, então em “Configurações”;
Role a tela até encontrar a opção “Relatar um problema”;
Clique em “Algo não está funcionando” e explique em poucas palavras o que está acontecendo;
Depois, é necessário aguardar a equipe do Instagram responder ou resolver o seu problema. Não existe um tempo determinado para a resposta do suporte, mas a comunicação acontece sempre pelo e-mail cadastrado da sua conta.
Como o app não possui um atendimento de suporte aberto ao público, uma alternativa é tentar encontrar a solução em “Configurações > Central de Ajuda”. Lá você vai ver diversos tipos de situações. Caso alguma se encaixe, basta seguir as orientações.
Se você não estiver conseguindo entrar no aplicativo, uma alternativa é tentar contato pelo Twitter do Instagram, já que não existe número de telefone disponível para atendimento. Além disso, a equipe do aplicativo parou de responder os usuários pela fanpage do Facebook.
Existe a possibilidade de você mandar um e-mail para [email protected]. Contudo, assim como o seu tweet, ele deverá estar escrito em inglês e contar brevemente o que está acontecendo com a sua conta.
Entretanto, diversos usuários relatam que obter uma resposta do Instagram é bem difícil.