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Seu celular não reconhece o chip? 21 Soluções para o sinal voltar

O problema de não reconhecimento do chip pelo celular pode ser extremamente desagradável e causar transtornos quando se precisa de uma conexão rápida ou de fazer uma chamada. É comum a sensação de desespero, mas saiba que é possível solucionar o problema antes de considerar a compra de um novo celular. O Oficina da Net, um site especializado em tecnologia, lista 21 soluções para ajudar a recuperar o sinal da rede de operadora e evitar possíveis transtornos. Com essas soluções, você poderá facilmente restabelecer a conexão do seu celular e evitar qualquer prejuízo financeiro desnecessário.

Seu celular não reconhece o chip? 21 Soluções para o sinal voltar

1. Reinicie o Android

Desligue seu Android e ligue-o novamente. Se você acabou de inserir um novo chip, muitos telefones não o reconhecerão até que você reinicie o dispositivo. Esta é provavelmente a maneira mais simples de resolver este tipo de problema.

2. Remova a bateria e o chip

Desconecte o telefone de qualquer fonte de energia e remova a bateria e o chip. Aguarde 30 segundos ou mais e insira novamente a bateria e o cartão SIM.

Veja se o chip está inserido corretamente na bandeja apropriada. Se você deixou seu aparelho cair no chão, ou bateu com ele em algo, pode ser que o impacto tenha desalinhado o chip.

Se o chip estiver solto na bandeja, alguns usuários dizem que é possível colocar uma fita, papelão, papel, etc, na bandeja para um ajuste mais apertado. Embora isso pareça uma gambiarra (e é), pode funcionar para muitos. Tenha cuidado para não esmagar nada. Nunca use muita força nas partes delicadas do seu telefone.

3. Escolha manualmente a rede

Às vezes, as configurações são alteradas e isso fará com que a rede seja desconectada. Existem muitos fabricantes que usam o sistema operacional Android. Portanto, se essas instruções forem diferentes do que você vê na interface do usuário, também é possível visitar o site do fabricante para obter ajuda. Em geral, você deve acessar o menu configurações.

Para pesquisar sua rede, toque em Redes Móveis > Operadoras de rede > Pesquisar Redes.

Alterar o modo de rede para automático

Em Configurações, acesse Redes móveis > Operadoras de rede > Escolher automaticamente.

4. Integridade do chip

Examine o seu chip. Ele está sujo? O lado dourado está limpo? Talvez você possa simplesmente remover sujeira ou detritos. Limpe os conectores do cartão SIM e o leitor com um pano macio e seco.

Você cortou seu chip para transformar ele em tamanho micro? Existe algum outro tipo de dano? Em caso afirmativo, você pode ter que substituir o seu chip.

5. Use o patch Ariza

Ariza Patch é um apk desenvolvido para corrigir o sistema, em resposta a problemas de determinados dispositivos antigos da Samsung, especialmente se o problema surgir depois de uma atualização. Às vezes, o número do IMEI é alterado após a atualização. Para que o aparelho volte a funcionar, seu Android deve ser enraizado.

Você também precisará baixar o Busybox. Verifique se você pode fazer o download de fontes desconhecidas, indo em Configurações > Segurança. Em seguida, baixe o arquivo Ariza Patch e abra ele. Selecione a opção “patch”. Quando o seu telefone terminar, reinicie.

6. Teste o chip em outro aparelho

Consiga um outro smartphone emprestado e teste seu chip em outro aparelho. Também teste outro chip em seu aparelho. Isso é altamente recomendável antes de sair e comprar outro chip, pois você poderá descobrir se o problema está no seu aparelho ou no seu chip.

7. Alterne para o modo avião

Ative e desative o Modo Avião. O modo desativa todas as transmissões e recepção de celular enquanto ativado. Alguns telefones fornecem acesso fácil por meio de configurações rápidas, bastando deslizar para baixo o dedo a partir da parte superior da tela. Outra maneira fácil é manter pressionado o botão Liga/Desliga ou acessando as Configurações.

8. Limpe o cache e dados do Android

Você pode limpar todos os dados em cache do seu Android de uma só vez, indo em Configurações > Armazenamento > Armazenamento interno > Dados em cache. Basta tocar na opção e você verá um pop-up pedindo para confirmar que você deseja excluir todos os dados em cache. As coisas podem demorar um pouco mais para serem carregadas na próxima vez, e você provavelmente precisará fazer login em alguns dos seus aplicativos novamente.

Para limpar sua partição de cache, entre no Recovery Mode usando a combinação de teclas específica para o seu dispositivo (geralmente uma combinação de teclas Power, Home e Volume). Uma vez no modo Recovery, encontre a opção Wipe Cache Partition, usando as teclas de volume para navegar, e usando a tecla Power para selecioná-lo.

9. Verifique a bandeja do chip

Se a bandeja do chip estiver quebrada ou danificada, talvez seja necessário substituí-la. Semelhante às táticas de usar fita adesiva ou outro tipo de preenchimento do qual falamos no Método 3, você também pode tentar ajustar a bandeja usando um pedaço de espuma para aplicar pressão.

Aplique a espuma removendo a tampa traseira e colocando-a sobre a área do chip.

10. Fora da área de cobertura

Seu chip funciona ocasionalmente? A operadora tem cobertura na região aonde você se encontra? Pessoas que usam a mesma operadora que você tem sinal? Confira essas alternativas antes de tirar maiores conclusões, pois pode ser que sua operadora não dê cobertura na região onde você está. Se for esse o caso, informe-se com outras pessoas para saber qual operadora é capaz de fornecer cobertura neste local e estude migrar seu chip para outra operadora.

11. Alternar o rádio

Este código secreto do Android pode ajudar você. Insira o código * # * # 4636 # * # * sem espaços no discador do seu celular e acesse o menu Informações do telefone. Toque em Desligar o rádio e depois em Ativar o rádio. Reinicie.

12. Entre em contato com a operadora

Entre em contato com sua operadora para saber se há bloqueios ou algo do tipo. Às vezes, basta que sua operadora ative seu chip. Ligue de outro telefone para um dos números abaixo:

  • Claro: 1052
  • Tim: 1056
  • OI: 1057
  • Vivo: 1058

13. Entre no Modo de Segurança do Android

Execute o dispositivo no modo de segurança por 2-4 horas. Ochip volta a funcionar? Se assim for, o problema pode ser um aplicativo que você baixou. O modo de segurança executa apenas os padrões do sistema, para que você possa excluir o mau comportamento ou a interferência de qualquer aplicativo de terceiros.

Se você já suspeita que um determinado aplicativo pode ser o problema, tente desinstalá-lo primeiro. Caso contrário, use o processo de eliminação.

Você precisa ver: Como iniciar em modo de segurança no Android?

Para ativar o modo de segurança no Android em Motorola, LG e Sony: Mantenha pressionado o botão power até que apareça a opção “Desligar”. Toque e mantenha pressionada a opção “Desligar” até que apareça a opção “Reiniciar no modo de segurança”. Toque em “Ok” para confirmar. Quando o celular reiniciar, você verá o texto “Modo de segurança” na parte inferior da tela. Para sair do modo de segurança, reinicie o telefone normalmente.

Para ativar o modo de segurança no Android em Samsung: Mantenha pressionado o botão power e, quando a caixa de diálogo aparecer, escolha a opção “Desligar”. Com o aparelho desligado, pressione o botão power novamente até vibrar. Na primeira vibração ou quando aparecer o logotipo, mantenha pressionado o botão de volume para baixo até que reinicie. Após isso, você verá o texto “Modo de segurança” na parte inferior da tela. Para sair do modo de segurança, reinicie o telefone normalmente.

14. Verifique se o IMEI está corrompido

Se o seu IMEI for exibido como DESCONHECIDO quando você discar o código * # 06 #, ou acessar Sobre o dispositivo, seu IMEI deve estar corrompido. Isso pode ser restaurado no Modo Engineer. Para isso, disque * # * # 3646633 # * # *.

Navegue até a guia Conectividade. Clique em Informações do CDS e depois selecione Informações de Rádio. Se você tiver dois SIMs, verá o SIM 1 e o SIM 2 . No SIM 1, insira o seguinte comando: AT + EGMR = 1,7, “IMEI1” e toque em Enviar no comando. No SIM, insira: AT + EGMR = 1,10, “IMEI2” e reinicie.

15. Atualize o Android

Verifique as atualizações disponíveis do sistema operacional acessando Configurações > Atualizações do sistema > Verificar atualizações do sistema.

16. Voltar a ROM original

A maneira mais fácil de restaurar sua ROM antiga é usar o backup feito antes de você alterar sua ROM personalizada (e você fez um backup, certo?). Inicialize no modo de recuperação, execute uma redefinição de fábrica e, em seguida, em Backup e restauração, clique em Restaurar .

17. Selecione manualmente a APN e o protocolo APN

Vá em Configurações > Redes Móveis ( ou Redes Sem Fio> Nomes dos Pontos de Acesso. Adicione as configurações de APN do site da sua operadora (ligue para a operadora se necessário, para solicitar a configuração) e selecione-as. Se o protocolo APN estiver definido como IPV6, altere-o para IPV4.

18. Redefinir Ajustes de Rede

Isso limpará suas configurações de rede de volta para seus padrões. Vá em Configurações > Backup e Redefinir > Redefinir configurações de rede

19. Restauração de fábrica

Essa opção deve ser a última alternativa, após tentar todas as outras sem sucesso, pois isso apagará tudo do seu celular, e ele voltará aos padrões de fábrica. Recomendamos fazer um backup completo antes de restaurar. Você deve redefinir o aparelho indo em Configurações > Backup e Redefinir > Restauração de fábrica.

20. Operadora fora do ar

Quando um celular reconhece o chip, mas não exibe sinal de rede, tendemos a pensar que o problema está relacionado ao aparelho. No entanto, é possível que a falta de sinal seja causada por problemas com a operadora telefônica. As operadoras podem estar passando por momentos de reparo ou problemas técnicos que afetam a rede de sinal. Para descobrir se esse é o caso, uma maneira simples é se conectar a uma rede Wi-Fi e enviar mensagens para amigos ou parentes que também utilizam a mesma operadora para perguntar se eles estão enfrentando o mesmo problema. Além disso, é possível pesquisar em sites de notícias ou na internet para verificar se há alguma informação sobre a falta de sinal da operadora. Se a operadora estiver fora do ar, a única solução será esperar até que o serviço seja normalizado.

21. Leve a uma assistência técnica

Se o seu smartphone sofreu danos físicos, talvez não seja possível recuperá-lo. Antes de tudo, tente substituir o chip primeiro. Vá até sua operadora e peça um chip novo. Se não for o chip o problema, então utilize a garantia, entre em contato com o fabricante e envie o aparelho para conserto. Se não estiver mais na garantia, talvez seja necessário levar seu aparelho até uma assistência técnica autorizada. Em último caso, troque de aparelho.

Esperamos que o seu Android esteja de volta ao normal. Se não, deixe-nos um comentário e faremos o nosso melhor para ajudá-lo, com base em suas circunstâncias específicas.

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